Monday, January 22, 2007

Doenças Genéticas


O que são?

As doenças genéticas são doenças incuráveis, sendo que algumas tem tratamento. A ocorrência de alterações pontuais ou mais alargadas na sequência genética pode originar um número significativo de patologias como as malformações congénitas.



Como se desenvolvem?

A evolução da doença depende do tipo de síndrome genética. Habitualmente origina um grau variável de deficiência física ou mental. As pessoas atingidas pelas anomalias possuem uma qualidade de vida inferior e a sua esperança de vida, em muitos casos, é limitada.



Como se previnem?

Identificar grupos de risco e promover o rastreio e diagnóstico pré-natal. Existem pessoas que possuem as designadas translocações equilibradas nos seus cromossomas. São aparentemente normais. No entanto, quando pretendem engravidar, existe um risco significativo de transmitirem a anomalia cromossómica mais grave aos descendentes. Também existe o risco da gravidez terminar sob a forma de aborto espontâneo. Deve-se identificar este grupo de risco durante a gravidez e têm indicação diagnóstico pré-natal.

O Porquê Deste Blog...


Este blog insere-se na nossa área de projecto, em que nos propomos abordar algumas das mais conhecidas doenças genéticas. São elas: Albinismo; Anemia Falciforme, Paramiloidose e Síndrome de Down.

Aqui faremos um esclarecimento sobre estas doenças e sobre genética em geral.


Procuramos assim, informar a população e divulgar o nosso trabalho.